sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Era uma vez, um dia em Aveiro

Era uma vez, há muito tempo atrás, quatro meninos aspirantes e produtores de Pastas de Dentes foram numa manhã muito fria à longínqua cidade de Aveiro...

Pois, foi mesmo há bastante tempo e ainda não nos referimos a esse dia tão importante para o nosso projecto!
No dia 29 do passado mês deslocamo-nos finalmente à Fábrica da Ciência Viva em Aveiro, onde, depois de muitos atrasos no comboio e no taxi, fomos bastante bem recebidos!
À chegada foi-nos apresentado o nosso monitor, Ricardo Clérigo, que foi mesmo simpático em ter adaptado a sessão às nossas necessidades (e também à nossa avançada idade xD).
Utilizamos o laboratório da Fábrica para produzir algumas amostras de pasta de dentes simples, que incorpora os seguintes reagentes:

- Salva
- Tomilho
- Óleo essencial de Menta
- Óleo essencial de Anis
- Caulino
- Corantes alimentares
- Água

Apesar da sua simplícidade na execução e nas funções que desempenha, ficamos a saber que pouco mais poderíamos desenvolver na nossa pasta pessoal, pois as pastas de dentes comerciais resultam de processos de elevada complexidade, onde se conjugam saberes químicos muito elaborados com máquinas próprias para o efeito.
Mesmo assim, iremos realizar o maior número de variantes possíveis de pastas de dentes, jogando com os sabores, as cores e algumas propriedades, como a espuma, que aprendemos ser bastante supérflua na lavagem da boca.

A visita que realizamos ocupou-nos apenas a manhã daquela sexta-feira, no entanto ocupamos a nossa tarde ao nos dirigirmos a uma empresa comercializadora de frasquinhos para armazenar as pastas (Aveimédica)! No entanto, o elevado preço e a venda em quantidades comerciais fez com que adiássemos a compra deste material (o que agora é uma das nossas preocupações centrais).

Queremos agradecer a toda a equipa da Fábrica da Ciência Viva, em especial ao Ricardo Clérigo, pela forma como nos receberam e nos expuseram os conhecimentos sobre o tema. Foram uma ajuda preciosa!

Agora já em casa, temos uma prespectiva mais concreta sobre a produção de pasta e apenas estamos com alguns problemas na obtenção de alguns reagentes! :/
Mas isso são outros assuntos

E viveram felizes para sempre...

Bruno Areal

P.S.- Como estamos num computador da escola, não temos as fotografias deste dia connosco, no entanto mal possamos iremos partilhar as memórias fotográficas e, quem sabe, videográficas do nosso dia em Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário